Trabalhadores da Novelis elegem nova Cipa

Eleição lá é por setor, tem 16 representantes; sindicato fiscalizou o processo

Celso, Pepeo, o cipeiro eleito Dú, da área de apoio, e Jataí

Nessa sexta-feira, dia 9, ocorreu a apuração da eleição da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) na Novelis.

Ao total, foram eleitos 16 novos representantes. O Comitê Sindical da Novelis fiscalizou todo o processo, que transcorreu com normalidade.

Na Novelis, a eleição é dividida por setor. Um dos eleitos foi Luis Eduardo da Silva, o Dú, da área de apoio. Ele tem cinco anos de empresa e trabalha como operador ambiental responsável pela parte de resíduos. Esse será seu segundo mandato na Cipa da Novelis, mas ele já foi cipeiro quatro vezes na empresa que trabalhou anteriormente, a IQL de Roseira.

“Tenho uma experiência boa, graças a Deus. A Cipa tem que funcionar. O cipeiro precisa zelar pela segurança dele, dos colegas de trabalho, ver as áreas de risco e lutar para que a empresa possa fornecer equipamentos de proteção individual e coletiva, fazer reuniões, discutir as situações mais criticas, se pode trabalhar ou não”, disse.

Para ele, Cipa e sindicato são independentes, mas buscam o mesmo objetivo, que é a melhoria da segurança. “Estamos ai também pra brigar, porque a empresa cobra muito serviço, mas não dá as condições que a gente precisa pra trabalhar. E todo mundo tem que estar envolvido, todo mundo trabalha junto. Se o cipeiro pediu alguma coisa e não foi feito, a gente vai tentar outros caminhos, vai chamar sindicato pra ajudar, envolver mais pessoas, até resolver”, disse Dú.

Andrezão, Odirley, o Bin Laden do Acabamento, e Vela, na sede do sindicato

Celso, Pepeo, o Bin Laden do Acabamento, e Jataí

Veja a relação completa dos eleitos:

Reciclagem

Titular – Diego Lucio Cardoso – 17 votos