Trabalhadores da Novelis atrasam turno contra falta de segurança

Metalúrgicos da Novelis atrasam entrada do turno por mais segurança no local de trabalho

Os trabalhadores da Novelis atrasaram a entrada do turno na manhã dessa quinta-feira, dia 10. A paralisação, de 30 minutos, protestou contra a falta de funcionários, bem como a falta de condições de segurança e também contra as práticas de assédio moral.

De acordo com o coordenador do Comitê Sindical da Novelis, Odirley Romão Prado, em quase todas as áreas da empresa há funcionários fazendo a função de dois ou até três operadores. “Recebemos denúncias de trabalhadores fazendo jornada além do permitido por lei e até casos de operadores sem poder fazer a sua refeição, isso sem falar nas gambiarras e nas condições inseguras nas áreas. Até goteira em área de forno tem na Novelis, uma empresa que fala tanto em segurança, mas não aplica.”

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, Renato Marcondes de Oliveira, o “Mamão”, os trabalhadores estão dando o seu recado. “No final do ano passado já fizemos atrasos de turno pelo mesmo motivo e a Novelis não está tomando atitudes efetivas para garantir a segurança. Os trabalhadores exigem mais comprometimento por parte da empresa”.

A Novelis emprega cerca de 1.000 trabalhadores na produção de chapas de alumínio a frio e quente.

Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda conversa com trabalhadores sobre a falta de resposta da empresa para as reivindicações