Trabalhadores da Exall protestam contra falta de transparência

Assembleia aprovou indicação de dois funcionários para participar da reunião

Os trabalhadores da Exall realizaram nesta quinta-feira, dia 21, um protesto de quatro horas contra a falta de transparência da direção da empresa sobre uma possível crise financeira.

Apesar da antiga insistência do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, a direção da Exall sempre se negou a dar qualquer informação sobre a fábrica. E mesmo com boatos da crise, a empresa relutava em conversar com os próprios funcionários.

Com caminhão de som e protesto na porta da fábrica, a empresa teve que aceitar uma reunião com o sindicato.

Assembleia aprovou indicação de dois funcionários para participar da reunião

De acordo o secretário-geral do sindicato, Herivelto Moraes, o “Vela”, a Exall tem dívidas com fornecedores e busca recursos para retomar sua atividade normal.

Segundo ele, a empresa se comprometeu em fazer o pagamento do vale-alimentação ainda nesta quinta-feira e calcula o prazo de 15 dias para a regularização do plano médico. Os débitos nas contas de FGTS e INSS dos trabalhadores também serão regularizados.

“O primeiro passo foi dado. Parabéns aos trabalhadores pela mobilização. Mesmo com todas as práticas antissindicais absurdas cometidas pela direção da empresa a categoria se manteve unida e conquistou não só o compromisso da empresa como também mais respeito”, disse.

A direção do sindicato continuará acompanhando o cumprimento das promessas e negociando a correção de salários defasados reclamados durante o protesto.

A Exall emprega cerca de cem trabalhadores na extrusão de alumínio no Distrito Industrial Dutra, em Pindamonhangaba. O grupo também tem uma unidade em Taubaté, a Alubillets.

Direção do sindicato esteve logo às 5h30 na portaria da fábrica