Sindicato garante abono na Gerdau que injetará R$ 3,2 milhões na economia

Trabalhadores aprovam em assembleia a proposta de aumento salarial, com abono e mudanças no plano de saúde

Após sete reuniões e praticamente um mês de negociação, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT conseguiu uma boa proposta da campanha salarial para os trabalhadores da Gerdau.

Os trabalhadores aprovaram por grande maioria em assembleia na manhã de terça-feira, dia 1º de outubro.

Além do aumento salarial de 8% (6,07% da inflação acumulada no período + 1,82% de aumento real – veja no quadro abaixo como é o cálculo do aumento), os trabalhadores receberão um abono salarial de R$ 1.400.

Somente o abono injetará na economia do município cerca de R$ 3,2 milhões nesta quinta-feira, dia 5. Trabalhadores afastados também receberão a grana extra.

Presidente Mamão explica aos trabalhadores a proposta alcançada após um mês de negociação entre sindicato e empresa

Segundo o presidente do sindicato, Renato Marcondes, o “Mamão”, a direção da Gerdau havia colocado algumas condições para conceder o abono. “O valor era menor e muitas alterações nas cláusulas sociais seriam feitas. Depois de muita insistência, conseguimos chegar a um consenso para uma melhor proposta para os trabalhadores, que aprovaram por grande maioria”, disse Mamão.

A Gerdau emprega cerca de 2.300 trabalhadores na produção de laminados a aço em Pindamonhangaba.

Proposta conquistada também foi aprovada por unanimidade pelos trabalhadores do turno da tarde

Mudanças

De acordo com um dos coordenadores do Comitê Sindical da Gerdau, Benedito Irineu, o acordo inclui duas importantes mudanças no plano de saúde que foram muito reivindicadas pelo Sindicato na mesa de negociação. Veja abaixo essas e outras questões sociais que fazem parte do acordo:

Plano de Saúde

A) Trabalhador que já tiver desconto da cooperativa de crédito e do banco, e o desconto do plano de saúde for elevado, poderá procurar o RH e solicitar um reparcelamento da dívida.

B) Será garantida a manutenção do plano de saúde para demitidos com cirurgias pré-agendadas antes da dispensa e mais 30 dias após a cirurgia.

Renovação do acordo do PPR

Não irá alterar o formato atual, apenas aumentar o tempo de acordo para dois anos.

Auxílio Creche

– Adequação do auxílio creche ao padrão Gerdau:

– Para mães com crianças de 0 a 24 meses será pago auxílio creche no valor de um salário mínimo durante 12 meses. Haverá auxílio nutricional, como papinha e leite, e também algumas vacinas que não estão disponíveis na rede pública.

Discussões e Assembleias futuras

A empresa quer se reunir com o Sindicato para estudar e debater quatro questões. Mas tudo o que for debatido será levado novamente em assembleia para avaliação e decisão dos trabalhadores. São elas:

– Ponto por exceção (fim do relógio de ponto nas áreas)

– Banco de horas

– Possibilidade de parcelamento das férias em duas vezes

– Pagamento como hora normal nas horas de treinamento fora da jornada

Como é o cálculo do aumento salarial:

Box campanha salarial.Cálculo aumento de salário2