Sindicato convoca para assembleia de acordo coletivo da Novelis

Adicional noturno estendido envolve cerca de 1.000 pessoas, entre atuais e ex-funcionários; acordo é pioneiro na região

2019_04_25 Novelis.Convocação adicional noturno

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba convoca os trabalhadores a participarem de assembleia na próxima terça-feira, dia 30 de abril, para discussão do acordo com a Novelis sobre o adicional noturno estendido. Cerca de 1.000 pessoas estão envolvidas, entre atuais e ex-funcionários. A medida é pioneira na região.

O adicional noturno estendido se refere aos funcionários que trabalham de madrugada e que a jornada continua depois das 5h. Na Novelis, a jornada vai até as 7h. Esse acordo também discute os minutos residuais, que são horas-extras no início e no final da jornada que não foram pagas.

Em janeiro, o sindicato realizou o pagamento de medida semelhante aos trabalhadores da Gerdau. Segundo o presidente Herivelto Vela, a diferença é que na Novelis não há processo judicial e sim um acordo coletivo extrajudicial entre sindicato e empresa, algo pioneiro no Vale do Paraíba.

“Foi muita negociação até chegar aqui. A sentença favorável no processo da Gerdau contribuiu, foram várias mobilizações e a gente foi discutindo até conseguir que esse acordo atendesse as condições previstas na legislação. Agora podemos apresentar essa proposta para o trabalhador, é ele quem vai decidir sobre a questão”, disse.

A assembleia irá ocorrer em primeira chamada às 18h, em segunda chamada às 19h, na sede provisória do sindicato, localizada à avenida Albuquerque Lins, 125, centro.