Sindicato convoca assembleia on-line para votar proposta da Gerdau

Assembleia terá início nesta quarta-feira, dia 29, às 20h, e termina às 12h de quinta-feira, dia 30; na pauta estão medidas de proteção ao emprego

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba está convocando os trabalhadores da fábrica Gerdau para participarem de uma assembleia eletrônica.

O acesso será nesta mesma página e a votação será realizada das 20h dessa quarta-feira, dia 29, até as 12h dessa quinta-feira, dia 30.

ATUALIZADO: Trabalhadores da Gerdau aprovam medida para preservar empregos

A proposta é uma medida para preservação de empregos diante da crise do Coronavírus – Covid 19, tendo em vista que a empresa já aplicou férias coletivas. Atendendo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, a assembleia será feita pela internet, no site sindmetalpinda.com.br, das 6h às 17h.

Segundo o presidente do sindicato, Herivelto Vela, a proposta tem pontos melhores que a Medida Provisória 936/2020, tanto na suspensão do contrato de trabalho, que deve ser mais utilizada na produção, quanto na redução de jornada, para o administrativo.

A proposta para suspensão de contrato prevê o pagamento do Benefício Emergencial do governo, a ajuda compensatória da empresa, estabelecida pela MP, e também uma complementação de salário. Depois que o programa encerrar, haverá estabilidade de emprego pelo mesmo período da suspensão. O prazo será de 60 dias.

A proposta de redução de jornada com redução de salário segue uma escala, mas todos são menores do que prevê a MP. O prazo será de 90 dias.

Ainda segundo Vela, também será feito o congelamento dos descontos de convênio médico e de empréstimos na cooperativa.

“É uma medida difícil, mas avançamos. Com as férias coletivas conseguimos adiar a aplicação dessas medidas mais duras. Já tem um mês que a MP está em vigor e agora conseguimos essa complementação”, disse.

De acordo com o vice-presidente do sindicato, André Oliveira, que também é sindicalista pela Gerdau, a direção da empresa tem posicionado a dificuldade do setor.

“A Gerdau está muito ligada à cadeia produtiva do setor automotivo e tem afirmado a necessidade de medidas como essa. Conseguimos avançar, mas a decisão, como sempre, é do trabalhador. É muito importante que participem dessa votação”.

Votação

O sindicato contratou uma empresa especializada para garantir a votação dos trabalhadores de forma online, com uso de conexão segura e criptografada.

VEJA AQUI COMO VAI FUNCIONAR O SISTEMA DE VOTAÇÃO

Quem tiver dificuldade no acesso pode enviar mensagem de whatsapp ou ligar para o suporte no número (12) 99762-7344.

Veja abaixo o edital de convocação da assembleia: