Sindicalistas da região concluem curso de formação da CUT em Pinda

Os novos comunicadores, que passaram por quatro módulos do curso de Organização e Representação Sindical de Base

Sindicalistas da região participaram em Pinda do quarto e último módulo do curso de Organização e Representação Sindical de Base (ORSB) que ocorreu nos dias 11 e 12.

O curso foi organizado pela subsede da CUT no Vale do Paraíba para sindicatos de várias categorias, incluindo metalúrgicos, vidreiros, papeleiros e agentes comunitários de saúde, e o tema do quarto módulo foi “CUT e a Comunicação para Ação Sindical”. Outros módulos ocorreram em Taubaté e São José dos Campos.

Para o secretário de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT, Celso Antunes, o curso, que teve vagas limitadas, foi uma grande oportunidade de aprimoramento, principalmente para os mais novos.

“O sindicalista estuda bastante, ele precisa de muita bagagem para poder entender todo um contexto e conduzir uma negociação. Esse módulo é bem importante porque discutiu desde técnicas de oratória e a comunicação que ocorre dentro da fábrica até a comunicação feita pela grande mídia e que precisa passar por um amplo processo de regulação e democratização”, disse Celso.

Ao final, os participantes se dividiram em grupos e apresentaram telejornais. O curso foi ministrado por Silvio Cezar Nascimento, dirigente sindical e formador da CUT São Paulo, e Veridiana Dirienzo, educadora da Escola Sindical São Paulo-CUT.

A FASC – Faculdade Santa Cecília, cedeu gratuitamente o espaço para o sindicato. A empresa é conveniada e oferece aos sócios 50% de desconto na mensalidade.

Ao final, os participantes se dividiram e cada grupo simulou a apresentação de um telejornal