PPR da Novelis poderá chegar a 2,7 salários

Se atingir 100%, o menor salário da empresa vai pegar R$ 8.400 de PPR

Os trabalhadores da Novelis aprovaram nessa quarta-feira, dia 14, as metas do PPR 2018 (Programa de Participação nos Resultados), que poderá chegar a 2,7 salários.

A primeira parcela, de 1,1 salário, sem metas, será paga em agosto. A segunda, com metas, em maio de 2019, podendo chegar a 1,6 salário.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba, Herivelto Vela, a proposta manteve as mesmas condições dos anos anteriores.

“Ao longo dos anos, o sindicato, junto com a Comissão de PPR, tem conquistado avanços, tanto no valor total quanto na inclusão de um piso que beneficiou muitos trabalhadores. Manter essas conquistas é importante para a categoria. Se chegar a 2,7 salário, o menor salário da Novelis vai pegar no total R$ 8.400 de PPR”, disse Vela.

Herivelto Vela

De acordo com o dirigente sindical Odirley Prado, o valor de 2,7 salário é composto por um “plus” de 0,2 salário, com o atingimento de 100% das metas, que foi conquistado em 2015 e tem sido mantido desde então.

“Hoje o menor salário recebe em torno de R$ 9 por hora, mas, para efeito de PPR, conseguimos colocar um piso que eleva esse mínimo para R$ 13 por hora, e a escala segue acima disso. Então todos que recebem menos que R$ 13 são beneficiados. Só pra ter uma ideia, esse trabalhador que acabou de entrar na Novelis e ganha R$ 9 vai receber uma PPR de quase 4 salários. É cerca de R$ 1.200 a mais”, disse.

Essas condições são para a PPR 2018. Em maio será feito o pagamento da 2ª parcela da PPR 2017. Até o fechamento de janeiro, faltando ainda 2 meses, o índice estava em 92,5%.

Ainda segundo ele, os trabalhadores tinham uma grande preocupação sobre um possível impacto que um incidente na Laminação a Frio poderia causar à PPR. No dia 4 de março parte do telhado foi danificado em função de uma tempestade. “Como sempre, nós vamos acompanhar os números mês a mês, vamos fazer tudo o possível pra isso não impactar na nossa PPR”, disse.

A Novelis emprega 1.220 trabalhadores na fabricação de chapas de alumínio.

Odirley Prado

Sérgio da Silva