Pinda participa de Conferência de Formação da CUT

Odirley Prado é um dos sindicalistas do Vale do Paraíba que tem participado dos debates sobre o futuro do trabalho

Na ponta direita, o dirigente sindical de Pinda, Odirley Prado

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba participou nos dias 9 e 10 da etapa estadual da 4ª Conferência Nacional de Formação da CUT. O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Químicos, em São Paulo.

O dirigente Odirley Prado foi um dos sindicalistas do Vale do Paraíba que junto a trabalhadores de todo o estado discutiu o futuro no mundo do trabalho e os impactos para a classe trabalhadora.

“Foi um debate muito bom, muito atual, muitas ideias que a gente pode aplicar dentro do nosso sindicato e fora dele também. O problema que a gente vive hoje não é só de metalúrgicos, a sociedade inteira está passando por uma situação difícil, econômica e política. O debate tem que ser amplo”, disse Odirley.

A última Conferência de Formação ocorreu em 2006. A próxima etapa, de nível nacional, está prevista para maio de 2019, em Minas Gerais.

Indústria 4.0

Entre os assuntos debatidos também estava a Quarta Revolução Industrial ou a chamada Indústria 4.0, que pode provocar o desemprego de milhares de pessoas.

No Brasil, a tecnologia avança a passos largos, mas o debate sobre o mundo do trabalho diante da automação ainda é tímido, e muitas vezes se restringe a narrativa dos grandes empresários, que apostam no aumento do lucro ao reduzirem cargos com a robotização.

Etapa preliminar Vale do Paraíba, no Sindicato dos Metalúrgicos de Taubabaté (foto: Sindmetau)

(foto Sindmetau)