“Pinda em 4º lugar no Brasil”

Por André Oliveira*

A Revista Exame publicou uma pesquisa. Pinda é a quarta melhor cidade do Brasil para investimento industrial, muito na frente de São José dos Campos.

A pesquisa analisou vários pontos, como geração de empregos, renda do trabalhador na indústria, exportação, distância de aeroporto, rodovias, entre outros. Mostrou também crescimento do comércio.

Uma notícia bastante positiva, que foi divulgada e comemorada pela Prefeitura de Pindamonhangaba.

Agora eu pergunto para todas aquelas pessoas que criticam sindicato, que dizem que sindicato quer fechar empresa, que sindicato é radical, que provoca demissão:

Como foi que Pinda alcançou esse resultado?

Como pode Pinda ter um sindicato que é um dos mais atuantes do Brasil, e falo isso com toda certeza e com muito orgulho, e mesmo assim ser classificada como a 4ª melhor cidade para investimento do país?

Não estou querendo o mérito desse resultado, não. Claro que é resultado de todo um conjunto, com a atuação do poder público, os investimentos já feitos pelas empresas, entre outros.

Mas quero sim falar que sindicato não prejudica empresa. E mais, que os trabalhadores tem a sua parcela de contribuição nessa conquista.

A própria Gerdau já falou que aquele passo pra trás que demos em ano de crise foi importante pra ela mostrar para a alta direção que aqui tem negociação séria, e isso resultou em investimento.

Muitos países, como a Alemanha, não tem mais essa cultura de ódio aos sindicatos.

Aqui, as pessoas agora estão vendo que isso é só jogada de patrão, e patrão parado no tempo.

*André Oliveira é presidente do Sindicato dos Metalúrgicos