Parabéns trabalhador: Esse dia é seu!

Mensagem Dia do Trabalhador - foto Mamão

Parabéns companheiros e companheiras,

Pelo segundo ano, o sindicato vai sortear um carro para o trabalhador, além de 10 TVs. Isso é um esforço do sindicato para valorizar o sócio da entidade, aquele que compreende a importância da luta sindical e contribui com o movimento.

Sempre buscamos proporcionar uma confraternização, que este ano será por fábrica, e que ela possa envolver a família do trabalhador.

Sempre lembramos também que, além da festa, essa é uma data de luto e de luta. Trabalhadores morreram em 1886, em Chicago (EUA) durante uma greve que reivindicava a redução da absurda jornada de 13 horas diárias para oito horas. É importante explicar isso para que as pessoas valorizem a própria história.

Se hoje temos nossos direitos, foi graças à luta de pessoas corajosas no passado. E se realizamos greves, protestos aqui em Pinda e participamos de muitas passeatas em São Paulo e até em Brasília é por que queremos avançar, para que cada vez mais, possamos fazer deste dia, um dia verdadeiramente do trabalhador.

Renato Marcondes, o “Mamão”

Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT

Por uma comunicação mais democrática

A CUT São Paulo escolheu o tema “Comunicação: O Desafio do Século” para marcar o 1º de Maio no Estado. A escolha deste tema veio da necessidade de se aprofundar o debate sobre a democratização da comunicação. Entre março e abril, oficinas regionais foram realizados em todas as 19 subsedes da CUT/SP para debater assuntos como o Novo Marco Regulatório para a Democratização dos Meios de Comunicação no Brasil; a Internet: Marco Civil e as Redes Sociais; e Estratégias de Comunicação e Experiências do Movimento Sindical.

“Precisamos intensificar a luta pela comunicação como um direito humano, como está na nossa Constituição Federal, e pela necessidade urgente da democratização da mídia para garantir a pluralidade de ideias e a consolidação da democracia no Brasil”, afirmou Adi dos Santos Lima, presidente da CUT/SP.

No dia 29 de abril, a CUT/SP completou 30 anos de lutas. Nascida em 1984, num dos períodos mais marcantes da história da política brasileira, a CUT São Paulo foi a primeira estadual fundada no país depois da CUT Nacional, que foi criada em 28 de agosto de 1983.

Expediente do Sindicato

A direção do Sindicato informa que em função das festividades pelo Dia do Trabalhador não haverá expediente no feriado de 1º de maio e na sexta-feira, dia 2. Este ano as confraternizações estão ocorrendo por fábrica e algumas ocorrem em dias diferentes, inclusive no dia 2. O Clube de Campo do sindicato funcionará normalmente tanto no dia 1º quanto no dia 2.