Metalúrgicos participam do 2º módulo do curso Saúde do Trabalhador

Curso busca conscientização sobre os malefícios do estresse gerado pelo aumento do ritmo de produção e da pressão da chefia

31.01 e 01.02.14 Curso Saúde do Trabalhador.IMG_7648_1

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT promoveu nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, o segundo módulo do curso Saúde do Trabalhador, que abordou entre outras questões o estresse causado pelo aumento do ritmo de produção e da pressão da chefia.

O curso foi ministrado pelo sindicalista Silvio Nascimento, membro do Coletivo de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que veio a Pinda a pedido da FEM-CUT/SP (Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP).

Segundo ele, há trabalhadores que não percebem o quanto o estresse é prejudicial à sua saúde por causa das diversas estratégias utilizadas pela direção das empresas.

“O trabalhador é tratado como campeão, como vencedor, como membro de um time ou até uma família, tudo para que ele se envolva, pense nos objetivos da empresa e acabe esquecendo seus limites e aí vem a doença. E quando ele adoece deixa de ser membro dessa família e é deixado completamente de lado. Por isso é vital que o trabalhador se preocupe com a sua saúde antes do adoecimento”, disse Silvio.

O secretário de Formação do Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda, Celso Antunes, citou a falta de efetivo nas empresas de Pinda e ressaltou a importância da mobilização da categoria. “O trabalhador está perdendo a vida dentro da fábrica. A gente não pode deixar que as metas sejam altas demais. Pra eles (chefia) o céu é o limite, e o ser humano tem os seus limites. Cada trabalhador tem que saber o seu limite e cobrar, junto com o sindicato, que esse limite seja respeitado”, disse Celso.

Na sexta-feira, dia 31, o curso foi tema do programa Momento Metalúrgico, produzido pelo sindicato e veiculado na rádio Difusora. O audio completo e também a galeria de fotos podem ser acessados no site www.sindmetalpinda.com.br.

O curso foi realizado na Chácara do Galvão, no bairro Mandú, em Pinda. Também participaram dirigentes do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Vale do Paraíba e da subsede do Sindicato dos Comerciários de Taubaté e Região.

Galeria de fotos:

Rádio:

Clique aqui para ouvir edição do programa Momento Metalúrgico sobre o evento.