Metalúrgicos de Pinda vão receber revisão de FGTS do Plano Collor

Todos com registro em fábrica no período podem receber. Atenção no prazo para entregar a documentação

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba está convocando a categoria para receber o pagamento de uma revisão do FGTS do Plano Collor. A entidade estima que mais de 5 mil pessoas estejam envolvidas.

PRORROGADO: O prazo começou na terça-feira, dia 9, e iria terminar no dia 26 de fevereiro, mas o sindicato solicitou mais prazo para a Justiça e foi atendido. O recebimento da documentação foi prorrogado por mais uma semana, até a próxima sexta-feira, dia 5 de março.

O processo abrange todos que tiveram registro de trabalho em alguma fábrica metalúrgica de Pinda ou Roseira entre janeiro de 1989 e abril de 1990.

A ação judicial coletiva foi movida pelo sindicato e entrará na fase de apresentação daqueles que têm direito para posterior pagamento.

Em função da pandemia do Covid-19, o atendimento será apenas de recebimento da documentação.

O presidente do sindicato, André Oliveira, reforça o pedido para que as pessoas tomem os cuidados de prevenção ao Covid.

O presidente do sindicato, André Oliveira

“É mais uma ação importante do sindicato. Sabemos da gravidade da pandemia, mas não tem como adiar, por causa do prazo da Justiça e também porque muitas dessas pessoas devem estar precisando do dinheiro. Contamos com o apoio de todos para dar andamento nesse processo.”

QUEM TEM DIREITO?

Todos com registro de trabalho em alguma fábrica metalúrgica de Pindamonhangaba ou Roseira no período de JANEIRO DE 1989 a ABRIL DE 1990

EXEMPLOS DE FÁBRICAS METALÚRGICAS

– Villares Industrias de Base S/A – Vibasa (hoje Gerdau)

– Alcan Alumínio do Brasil Ltda (hoje Novelis)

– Confab Industrial

– Soco-Ril do Brasil (Socotherm / Tenaris Coating)

– Alcoa Alumínio S.A. / Aisa – Alumínio Industria Ltda / Arquetipo Produtos industriais Ltda.

– Ivasa Equipamentos Têxteis Indústria e Comércio Ltda. (fabricava as máquinas para a indústria textil, era metalúrgica, diferente da fábrica que fazia o tecido, como a Skaf)

– Metalco Construções Metálicas SA

– Pontual Estruturas Metálicas

– Esmetal / JM de Castro Metalurgia Me

EXEMPLOS DE FÁBRICAS QUE NÃO SÃO METALÚRGICAS

– Cia De Zorzi de Papéis / Nobrecel (fábrica do ramo papeleiro / celulose)

– Lanifício SKAF Ltda. (fábrica do ramo têxtil = tecido)

– Sered Industrial SA (fábrica de componentes de plástico – ramo químico)

– Coca Cola – Cia Fluminense de Refrigerantes (fabricação de bebidas)

PRAZOS

O prazo final para entrega dos documentos no sindicato é dia 26 de fevereiro. Não há prazo definido para o pagamento, que será realizado diretamente pela Caixa Econômica Federal.

DOCUMENTAÇÃO

Os envolvidos precisam ir até o sindicato e entregar um envelope contendo cópia dos seguintes documentos:

Carteira de trabalho, com a página da foto, da qualificação (página atrás da foto) e a página do CONTRATO DE TRABALHO que consta o registro em fábrica metalúrgica de Pinda ou Roseira entre janeiro de 1989 e abril de 1990

Cartão do PIS

RG

CPF

Anotação do número de telefone para contato

Página do Contrato de Trabalho

Obs: É necessário que a pessoa leve o envelope pronto, já com as cópias dos documentos e também leve uma caneta para assinar o protocolo

PERDI MINHA CARTEIRA DE TRABALHO

Quem perdeu a carteira de trabalho pode conseguir o documento necessário para o processo no site https://www.gov.br/pt-br/temas/carteira-de-trabalho-digital

A pessoa precisa fazer um cadastro nesse portal, também pode ser feito por meio de aplicativo, e vai conseguir gerar um relatório com o histórico das empresas que trabalhou.

ONDE ENTREGAR

Sede:
Rua Sete de Setembro, 232, centro. Segunda a sexta, das 9h às 17h. Tel. 3522-1142 (funcionamento normal no Carnaval)

Subsede Moreira César:
Rua Albert Sabin, 40, Ipê 1. Segunda a sexta, das 9h às 13h e das 14h às 17h. Tel. 3637-3634 (funcionamento normal no Carnaval)

Após análise, o Departamento Jurídico fará contato com cada pessoa para confirmar se a documentação está correta.

O QUE É ESTE PROCESSO

Nota de 500.000 cruzeiros, a maior nota já fabricada, feita na época da hiperinflação no Brasil, quando Plano Collor confiscou o dinheiro da poupança

O Plano Collor foi um programa do governo de Fernando Collor que realizou em 1989, época do Cruzeiro, várias medidas para tentar conter a inflação.

Além de confiscar a poupança, o Plano Collor também deixou de fazer a atualização monetária do FGTS. O que os trabalhadores vão receber é esse reajuste com a correção até os dias atuais.

CAIXA JÁ PROPÔS ACORDO SOBRE ISSO

A Caixa Econômica Federal fez uma proposta de acordo sobre essa mesma questão.
Essa proposta foi disponibilizada para todos os brasileiros, que tinham opção de aceitar ou não.
Quem já aderiu a esse acordo, já recebeu e não irá receber de novo.

CONTA VINCULADA INATIVA

A Caixa Econômica Federal vai reativar as contas vinculadas da época que estiverem inativas para fazer este pagamento.

Após comunicação do Departamento Jurídico do sindicato, a pessoa que se enquadrar nessa condição precisará ir diretamente na Caixa e apresentar a Carta de Concessão da Aposentadoria.

TRABALHADOR INCAPAZ OU FALECIDO

Basta trazer a documentação do trabalhador. Os documentos de comprovação do vínculo do beneficiário terão que ser apresentados depois, diretamente para a Caixa Econômica Federal.