Metalúrgicos de Pinda elegem nova direção do sindicato este mês

 

Primeiro turno será nos dias 9, 10 e 11, quando os trabalhadores votarão nos representantes dos 16 comitês sindicais; mais 2 fábricas terão CSE

Assembleia Geral Eleitoral, quando direção da entidade definiu junto com a categoria os prazos e condições do pleito

Assembleia Geral Eleitoral, quando direção da entidade definiu junto com a categoria os prazos e condições do pleito; sede lotada, com mais de 100 pessoas

Nos próximos dias 9, 10 e 11 o Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba-CUT irá realizar o primeiro turno da eleição da entidade.

Os prazos e condições do pleito foram definidos junto com a categoria, na Assembleia Geral Eleitoral, realizada no dia 19 de fevereiro.

A gestão do atual presidente Renato Mamão é a primeira no formato de CSE – Comitê Sindical por Empresa, o que há de mais moderno em termos de organização no local de trabalho. Pelo avanço que tem proporcionado, ele será ampliado. Mais duas empresas terão representantes – a nova siderúrgica GV do Brasil e a Elfer, do ramo do alumínio. Ao total, serão 16 comitês.

Presidente Renato Mamão junto ao secretário geral Herivelto - Vela

Presidente Renato Mamão junto ao secretário geral Herivelto – Vela

“Esse sistema foi discutido na gestão do Romeu Martins e colocado em prática no meu mandato. Tem contribuído muito na luta pelas reivindicações do chão de fábrica. O trabalhador também está mais participativo, como dá pra ver nessa assembleia, com mais de cem pessoas. Tudo feito com transparência. Foi por essa democracia que tanto lutamos naquela difícil eleição em 2009, continuamos lutando e dela não abrimos mão por nada”, disse Mamão.

Após essa etapa, será a vez de eleger no Segundo Turno a Direção Executiva, o Conselho da Direção e o Conselho Fiscal, que está marcado para os dias 6, 7 e 8 de abril.

Comitês

No próximo mandato, haverá 16 comitês sindicais. Nas fábricas Alutent, Bundy, Elfer, Gerdau, GV do Brasil, Harsco, Incomisa, Latasa, Novametal, Novelis, Tecn-Serv, Tecpar, Tenaris Confab Tubos, Tenaris Confab Equipamentos, Tenaris Coating (antiga Socotherm) e também o Comitê Sindical dos Aposentados.

Nas demais empresas, os trabalhadores sócios do sindicato participarão da votação no segundo turno, em abril.

Transparência

Edivaldo de Moura - Pula Pula (Secretário Políticas Sociais - FEM-CUT/SP), Mamão, Vela, e Walmir Marques - Biro-Biro (Vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Taubaté)

Edivaldo de Moura – Pula Pula (Secretário Políticas Sociais – FEM-CUT/SP), Mamão, Vela, e Walmir Marques – Biro-Biro (Vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos Taubaté)

A direção da entidade tem seguido todas as normas estabelecidas pelo Estatuto. Na Assembleia Geral Eleitoral, o secretário geral Herivelto Moraes – Vela, leu o edital publicado no jornal oficial da entidade e em jornal de circulação regional. Foram três assembleias: uma para definir os prazos, outra para os comitês e outra para comissão eleitoral. A inscrição das chapas ocorreu durante cinco dias a partir dessa assembleia.