Metalúrgicos de Pinda apoiam mobilização contra prisão de Natanael

Protesto da CUT contra prisão de dirigente do Sindicato dos Condutores (Crédito CUT Vale do Paraíba)

Cerca de 150 pessoas participaram do protesto contra a criminalização do movimento sindical, realizado pela CUT Vale do Paraíba e sindicatos da região na manhã dessa quarta-feira, dia 16, em São José dos Campos. O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba esteve presente.

Após a concentração em frente do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba (STTRAVP), no Jardim São Dimas, trabalhadores, lideranças do movimento sindical e representantes do governo municipal caminharam até a praça Afonso Pena, no centro da cidade.

Ao centro, o dirigente do Sindicato dos Condutores Natanael da Silva, preso durante mobilização dos condutores pela Campanha Salarial (Crédito Divulgação)

O ato público foi uma reação à prisão de Natanael da Silva, diretor do Sindicato dos Condutores, detido em 7 de julho durante ‘operação tartaruga’ como parte da campanha salarial dos trabalhadores em transporte urbano. A Polícia Militar alega que o dirigente teria “arremessado uma pedra contra o transporte coletivo”.

Silva foi indiciado em vários crimes, sem direito à fiança, e foi levado do 1º Distrito Policial diretamente para o Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos, o cadeião do Putim. A libertação, em 10 de julho, ocorreu com intervenção dos advogados do sindicato.

Segundo dirigentes do STTRAVP e de outros sindicatos da região, a prisão, além de caluniosa, infundada e realizada sem provas, esconde, na verdade, a tentativa de represália dos empresários do setor de transporte contrário à mobilização dos condutores.

Fonte: Com informações da CUT São Paulo

O secretário de Organização, Márcio Pimentel - Perneta, junto aos companheiros do Sindicato dos Condutores (Crédito Divulgação)
O secretário de Organização, Márcio Pimentel – Perneta, junto aos companheiros do Sindicato dos Condutores (Crédito Divulgação)