Evento no Sindicato dos Metalúrgicos vai facilitar exames para os homens

Parceria com a Prefeitura pelo Novembro Azul vai agilizar pedidos para vários tipos de exames em evento no dia 25

Pepeo, Márcia Souza - uma das organizadoras do evento, Luciano Tremembé e Herivelto Vela, em frente à fachada decorada para o Novembro Azul

Pepeo, Márcia Souza – uma das organizadoras do evento, Luciano Tremembé e Herivelto Vela, em frente à fachada decorada para o Novembro Azul

O Sindicato dos Metalúrgicos irá promover em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba e Espaço Zen Terapias o Dia da Saúde do Homem. Será no dia 25, uma sexta-feira, das 9h às 16h.

O evento é gratuito, aberto à população e faz parte da Terceira Semana Municipal de Saúde do Homem – Novembro Azul, realizado pela Secretaria de Saúde.

Às 15h vai ter um bate-papo com os temas câncer de próstata, terapias alternativas e papéis sociais do homem.

Durante todo o evento, haverá aferição de pressão arterial, panfletagem e distribuição de preservativos. Enfermeiras da Secretaria de Saúde estarão entregando pedidos para vários tipos de exames, como o exame de próstata – PSA, triglicérides, diabetes, colesterol, DST/Aids, que normalmente eles teriam que passar por consulta médica para conseguir.

Com o pedido, eles só precisarão ir até a Unidade de Saúde mais próxima.

Durante esse mês, a Prefeitura está intensificando o atendimento para fazer esses exames e também o encaminhamento a partir do resultado.

No sábado, dia 26, eles já poderão fazer a coleta de sangue no laboratório da Prefeitura que estará aberto das 7h30 às 10h30.

Segundo o sindicalista Marcelo Bitencourt – Pepeo, secretário de Saúde da FEM-CUT/SP, vários sindicatos da CUT no Estado tem ações programadas para o Novembro Azul. “Em Pinda, conseguimos essa parceria com a Prefeitura, acredito que vai facilitar bastante o acesso. Essa falta de cuidado dos homens com a própria saúde é uma questão cultural que precisa mudar”, disse.

A sede do sindicato fica localizada à Rua Sete de Setembro, 232, centro. O evento também conta com apoio da Dra. Tabata Bortman – nutricionista pós-graduada em oncologia, CR Centro de Desenvolvimento Humano, Instituto Lado a Lado e Unopar – Polo Pinda.

Mais ações. No dia 24, às 19h, irá ocorrer o Viver Azul, na Unopar, e no sábado, dia 26, das 8h às 13h, haverá a Terceira Mobilização Novembro Azul na praça Monsenhor Marcondes. Ambos são abertos ao público e integram a Terceira Semana Municipal de Saúde do Homem.

2016_11_09 Novembro Azul.Decoração fachada sindicato_6863