Índice da inflação da Campanha Salarial 2021 fecha em 10,42%

Sindicato, junto com a FEM-CUT, vai buscar também o aumento real de salário; Preço da gasolina está entre os “vilões” da inflação

O índice da inflação que é utilizado como referência para a Campanha Salarial dos metalúrgicos da CUT fechou em 10,42%. O resultado foi divulgado nessa quinta-feira, dia 9 de setembro.

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) teve mais uma alta em agosto, de 0,88%, e o resultado final que tem o acumulado de setembro de 2020 a agosto de 2021 ficou em 10,42%.

Em todos os meses, o índice esteve mais alto do que o ano passado. Na campanha de 2020, o índice final da inflação foi de 2,94%.

De acordo com Caroline Gonçalves, técnica do Dieese na Subseção CNM/CUT e FEM-CUT/SP, a alta da inflação foi registrada em todas as regiões do Brasil. Nos últimos meses foi influenciada principalmente pela gasolina e pela energia elétrica.

“São questões diretamente ligadas ao Governo Federal e não se vê nenhuma ação efetiva do governo no sentido de conter a elevação dos preços. Essa alta da inflação reflete no aumento do custo da cesta básica. É a perda do poder de compra do trabalhador”, disse.

Imagem de apresentação na última reunião da FEM-CUT/SP com os sindicatos filiados

AUMENTO REAL

Na última reunião da FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT), os sindicatos filiados já haviam reafirmado a disposição para reivindicar a renovação das cláusulas sociais até 2023, a reposição integral das perdas da inflação e também o aumento real de salário.

De acordo com o presidente da FEM, Erick Silva, a federação também tem repudiado as propostas patronais de parcelamento do reajuste.

“Diferente de outras categorias, o lucro das empresas metalúrgicas aumentou na pandemia, em vários setores, mas o poder de compra do trabalhador diminuiu. Vamos sim lutar pela nossa parte desse lucro, por uma proposta justa”, disse

Ao microfone, André Oliveira, junto a Odirley Prado e Erick Silva

Em Pindamonhangaba, várias paralisações ocorreram no mês de agosto, em fábricas como Novelis, Latasa, Gerdau, GV do Brasil e Elfer, tendo como motivo também a Campanha Salarial.

Segundo o presidente do sindicato, André Oliveira, os atos devem ser intensificados este mês.

“O trabalhador sabe como está a produção, o quanto ele se esforçou para dar conta dessa produção durante a pandemia, e não vai deixar de cobrar um reajuste decente. Vamos seguir na luta”, disse.

RODADAS DE NEGOCIAÇÃO

Nessa quarta-feira, dia 8, foi feriado em Pindamonhangaba, mas os dirigentes Odirley Prado e Marcio Fernandes participaram de mais uma rodada de negociação on-line com as bancadas patronais. Essa foi sobre o Sindicel, que representa a Novelis, entre outras fábricas.

Reunião dessa quarta-feira, com o Sindicel

O dirigente Marcinho deu detalhes atualizados das reuniões.

“Estamos em uma briga dura sobre as cláusulas sociais, tentando garantir a Convenção Coletiva por dois anos mantendo todos os direitos, alguns grupos têm posicionado que estão discutindo, outros como o Sicetel, da Gerdau, estão mais resistentes. Mas a choradeira já é grande, agora com o índice vamos aprofundar a discussão do reajuste e precisamos de toda demonstração de força possível pra gente conseguir avançar”, disse Marcinho.