Monte Alto: Plenária da FEM-CUT/SP inicia debate da Campanha Salarial

Trabalhadores do chão de fábrica participaram. A próxima será em Itu

Abertura da Plenária em Monte Alto (foto: Erika Cristina/São Carlos)

A FEM-CUT/SP começou o debate das reivindicações que farão parte da Campanha Salarial deste ano. A data-base da categoria metalúrgica cutista é 1º de setembro e estarão em Campanha na base da Federação cerca de 210 mil trabalhadores no Estado de São Paulo.

No sábado (16), a Federação realizou a primeira Plenária Regional no Sindicato dos Metalúrgicos de Monte Alto, que reuniu trabalhadores da cidade e das regiões de Matão, Araraquara, São Carlos e Gavião Peixoto. Também participaram presidentes e dirigentes dos 14 sindicatos metalúrgicos filiados.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba esteve presente.

O presidente da FEM, Luiz Carlos da Silva Dias, o Luizão, reforçou que a Federação avançará no diálogo, na melhoria e inclusão de direitos nas Convenções Coletivas de Trabalho das seis bancadas patronais. “Combateremos a precarização no trabalho, nossa bandeira de luta é Nenhum direito a menos”, salienta.

foto: Erika Cristina/Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos

Representativa

A Plenária foi representativa e foram apresentadas sugestões que contribuirão para a melhoria das condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores e trabalhadoras no chão de fábrica.

“Cumprimos a nossa primeira etapa que era ouvir as sugestões dos trabalhadores. Agora vamos para a próxima Plenária em Itu, que acontecerá no próximo sábado (23)”, relata.

Neste ano, a pauta de reivindicações da FEM-CUT/SP, interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial com os setores patronais, será cheia, ou seja, além das cláusulas econômicas (aumento salarial, reajustes nos pisos e outros itens de natureza financeira) também serão negociados a melhoria, aperfeiçoamento, ampliação e inclusão de direitos sociais, que beneficiarão os jovens, negros (as), mulheres e as pessoas com deficiência.

foto: Erika Cristina/Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos

2ª Plenária Regional

A 2ª Plenária Regional da Campanha Salarial da FEM acontecerá no sábado (23), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e reunirá trabalhadores da região e das cidades de Salto e Sorocaba.

Estão programadas Plenárias em Taubaté e no ABC Paulista.

Depois das quatro plenárias, a FEM realizará uma Plenária Estatutária, que aprovará os eixos da Campanha (principais bandeiras de lutas) e o calendário de assembleias nas bases, que aprovarão as reivindicações debatidas nestas Plenárias Regionais.