Acordo da Tenaris Confab vai pagar mais de R$ 12 milhões até o final do ano

Proposta da Campanha Salarial contém reajuste, novo cartão de alimentação e a maior PLR dos últimos 11 anos

Assembleia na Confab Tubos

Os trabalhadores da Tenaris Confab aprovaram a proposta da Campanha Salarial 2021. Assembleias ocorreram tanto na unidade Tubos quanto na Equipamentos nessa terça-feira, dia 19.

A proposta é um pacote de benefícios que resultou em uma condição favorável para os trabalhadores, não só pelo reajuste, mas também pela maior PLR dos últimos 11 anos, que será paga na próxima sexta-feira, dia 29, e vai injetar, sozinha, cerca de R$ 9 milhões na economia. Somando o reajuste e os benefícios, serão cerca de R$ 12 milhões antes do Natal.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Pinda fez uma grande discussão com a categoria antes da assembleia. Na votação, o trabalhador teve a opção de aceitar a aplicação do reajuste integral da inflação, de 10,42%, ou escolher esse pacote de benefícios.

A proposta contém a aplicação do reajuste de 6% mais a implantação de um novo cartão de alimentação, permanente, no valor de R$ 300, e que também será reajustado anualmente. Somando os pagamentos mensais, mais um adicional no Cartão de Natal, até o fim do ano cada trabalhador vai receber R$ 1.800 só com esse benefício.

De acordo com o presidente André Oliveira, em todas as simulações das faixas de salário que a fábrica apresentou, o valor líquido pago aos trabalhadores foi maior do que o reajuste.

“A gente foi bem transparente. Falamos da importância do reajuste direto no salário, que reflete em hora-extra, décimo terceiro, aposentadoria, mas até na somatória anual, o valor pago nessa proposta ficou muito maior. Só na questão do reajuste já foi mais dinheiro no bolso do trabalhador, além disso ainda tem a PLR, que seria muito ruim este ano e vai ser de 2 salários, a melhor em 11 anos”, disse André.

Assembleia na Confab Equipamentos

PLR

Na proposta, também foi garantido o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados).

Em ano de dificuldade na produção, em que durante meses grande parte dos trabalhadores estiveram em suspensão de contrato, as projeções de pagamento da PLR ficaram ruins.

Mesmo assim, nessa negociação da Campanha Salarial, o sindicato garantiu um valor de PLR que não ocorria há muitos anos. A última PLR nesse patamar foi em 2009, 11 anos atrás.

Na quarta-feira, dia 20, após a assembleia, houve nova reunião da Comissão de PLR, na qual o dirigente Vicente Caetano – Serrinha representa o sindicato, e o pagamento foi oficializado.

O pagamento da PLR precisa seguir o acordo assinado pela comissão, com a mesma regra que foi aplicada nos últimos três anos.

PL e PR

A PLR da Confab é dividida em duas partes. A primeira parte é a PL (Participação de Lucros), que é global, segue a regra de 4% do lucro se atingir o gatilho de R$ 80 milhões no resultado operacional.

Após luta do sindicato junto a comissão, a empresa implantou aqui na unidade do Brasil um recurso global da Tenaris que é o CPB (Company Performance Bonus), um valor pago quando a empresa não atinge o lucro esperado. O CPB corresponde a 0,26 salário.

Esse era o valor esperado para este ano, 0,26 salário. Mas com a negociação, a empresa fará o pagamento de aproximadamente 2 salários para cada trabalhador.

Como a média de salário na fábrica é de R$ 4.000, os trabalhadores vão receber em média R$ 8.000 de PLR na próxima sexta-feira, dia 29, o que irá injetar os R$ 9 milhões na economia.

A PL segue o lucro da empresa e também as metas de cada área, de produção e economia, mas nenhuma das áreas ficou abaixo de 98% no atingimento das metas.

O dinheiro referente às metas não atingidas, como esses 2% que faltou para chegar aos 100%, é redistribuído entre todos e também complementa o pagamento.

A segunda parte é a PR (Participação de Resultados), que não depende do lucro, ela segue avaliação de performance de cada trabalhador e vai de 0,3 a 0,5 salários. Como a empresa já adiantou 0,2 nos salários em março, essa parcela não entra nesse pagamento.

Somando a PL e a PR, inclusive o que já foi pago em março, na pior condição, a PLR total da Confab será de aproximadamente 2,3 salários.

Mais uma conquista

Por lei, a PLR é paga de forma proporcional ao tempo trabalhado. Na Confab ela abrange o período entre junho de 2020 a julho de 2021. O mês que teve 15 dias ou mais trabalhados entra na conta da PLR.

Para quem ficou suspenso durante as MPs, o sindicato lá nas negociações das MPs colocou a garantia de que esse período não seria descontado e isso foi confirmado, não será descontado.

Prêmio 25 anos

Além disso a proposta também contempla outra grande reivindicação dos trabalhadores, que é o descongelamento do Prêmio de 25 anos, nos mesmos moldes de quando foi congelado por causa da pandemia, e vai abranger inclusive quem já completou, não recebeu e ainda está ativo.

Jornada

Essa assembleia também renovou o Acordo Coletivo de Trabalho sobre a jornada de sábado sim, sábado não.

Negociação

O dirigente da Confab Tubos, Gilson Leandro lembrou a importância da negociação do sindicato.

“Tivemos momentos muito difíceis aqui na Confab. Com a luta dos trabalhadores conseguimos manter emprego e é com essa mesma luta que agora com a empresa em uma situação melhor conseguimos essa proposta. Sempre, sempre ouvindo o trabalhador. Parabéns a todos pela união e obrigado por toda a confiança neste sindicato. Estamos juntos”, disse.